Interior paulista recebe o 30º Encontro do Conselho Missionário Regional

11/09/2010 07:14

O Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), realizou entre os dias 27 e 29, na Casa São Francisco, em Presidente Prudente, interior paulista, seu 30º Encontro do Conselho Missionário Estadual. Durante a solenidade de abertura, realizada na noite do dia 27, os participantes receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os símbolos das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Botucatu, responsáveis por acolher o evento (Presidente Prudente, Assis, Ourinhos, Bauru, Botucatu, Lins, Araçatuba e Marília).

comiresul1Na ocasião, o bispo emérito de Presidente Prudente, dom José Maria Libório, ressaltou a maternidade universal de Maria, a mãe do Salvador que participa do nascimento da Igreja missionária. Destacou também a importância da fidelidade e do compromisso com a Missão, a exemplo de Maria.

Para o coordenador do Conselho Missionário Regional, Comire Sul 1, Robson Luiz Ferreira, a realização do 30º Encontro significa um marco na história do Conselho Missionário de São Paulo, e evidencia o comprometimento das dioceses e forças missionárias presentes no estado. “Não há como trabalhar a Missão sem a comunhão, e não dá pra fazer comunhão sem se encontrar", disse Robson.

O bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa, enviou mensagem e bênçãos desejando um frutuoso trabalho. "Realmente as dioceses do nosso Regional precisam cada vez mais se tornar missionárias, dispostas a irem à outra margem", escreveu dom Vicente. Enviaram mensagem ainda, dom Sérgio Castriani, responsável pela Ação Missionária da CNBB, e dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo de Presidente Prudente, em visita na Amazônia.

Padre Everton Aparecido, coordenador missionário da Sub-Região Pastoral de Botucatu, destacou a importância da programação que além do estudo do tema "Chamados e Enviados em Missão ad Gentes" abriu espaço para testemunhos de missionários em missão além fronteiras, partilha da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Juventude Missionária (JM), apresentações culturais e cinco oficinas de trabalho sobre a missão no mundo digital, a Campanha Missionária 2010, diálogo Interreligioso, Paróquia e Missão ad Gentes e Missionários Leigos.