Justiça determina que Batatais acabe com cupins em obras de Portinari

17/09/2010 12:43

qa

Justiça determina que Batatais acabe com cupins em obras de Portinari

Três quadros do artista foram afetados em igreja matriz da cidade.
Administração informou que ainda não foi notificada.

Do G1 SP, com informações da EPTV

portinari'A Sagrada Família' faz parte do maior acervo do
mundo de Cândido Portinari (Foto: Reprodução/
TV Globo)

A Justiça de Batatais determinou que a prefeitura da cidade contrate uma empresa especializada para combater cupins que estão destruindo três obras de Cândido Portinari e de um artista local na Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde.

Na decisão de quarta-feira (15), a Justiça alega que foi graças a esse patrimônio que a cidade recebeu o título de estância turística. A prefeitura também terá que oferecer segurança às obras.

A prefeitura tem um prazo de 30 dias para cumprir as decisões. Se descumpri-las, sofrerá multa diária de R$ 600. O chefe de gabinete da prefeitura, José Paulo Fernandes, informou que o município ainda não foi notificado quanto à decisão, que é em primeira instância. Cabe recurso.

Histórico
O Ministério Público entrou com a ação, que prevê multa diária de R$ 1 mil caso a prefeitura não atenda o pedido, no dia 17 de maio. A presença de cupins nas obras foi constatada em fevereiro de 2009.

A igreja tem o maior acervo sacro do mundo de Portinari. São 14 obras que formam a Via Sacra, além de sete telas sacras, entre elas “A Sagrada Família”. De acordo com a ação, as três obras atacadas por cupim ainda não foram tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo, o que torna dispensável a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o restauro.